sexta-feira, 26 de julho de 2013

Usar o Google Drive com um leitor de tela


Usar o Google Drive com um leitor de tela

Para usar um leitor de tela com o Google Drive, é necessário configurar esse leitor primeiro. Veja como definir as configurações nos quatro leitores de tela compatíveis com o Google Drive: JAWS, NVDA, ChromeVox e VoiceOver.

JAWS

Para usar o JAWS com o Google Drive, é necessário mudar algumas configurações desse leitor de tela. Para isso, será necessário interagir com o JAWS por meio dos comandos de teclado. A maioria desses comandos envolve pressionar a tecla "JAWS" e algumas outras combinações de teclas. Por padrão, a tecla JAWS é a tecla "Insert" de seu teclado. Ao realizar as seguintes etapas de configuração, certifique-se de que você consegue ouvir o áudio de seu computador.
1.    Defina para não haver retorno de tecla. Pressione JAWS + 2 até ouvir "Nenhum".
2.    Defina o cursor virtual como desativado. Pressione JAWS + Z até ouvir “Usar o cursor do PC virtual desativado”. Em seguida, pressione JAWS + Z + Z até ouvir “O cursor virtual será desativado para todos os aplicativos”.
3.    Desative as opções "Modo Formulário Automático" e "Modo Formulário Desativado ao Carregar Nova Página". Garanta que o foco do leitor de tela esteja na barra de ferramentas superior e pressione JAWS + V. Na janela de configurações que abrir, pesquise “Opções de Formulário” e desmarque as opções “Modo Formulário Automático” e “Modo Formulário Desativado ao Carregar Nova Página”. Em seguida, pressione OK. 
Se você estiver usando o Firefox, terá que usar a tecla Tab para passar da barra de endereços para os controles da barra de ferramentas do Google Drive e então percorrê-los até ouvir o anúncio de modo do aplicativo. Nesse ponto, pressione a tecla "Escape" para voltar ao conteúdo de seu documento do Google e ativar o suporte para leitor de tela.

4.    Depois de concluído e com o foco do leitor de tela voltado novamente para o documento, pressione Alt + Shift + ~ para ativar o suporte para leitor de tela. Agora, deverá ser possível ouvir a leitura do documento.
Como o Google Drive não é um site comum, alguns atalhos de navegação do JAWS não funcionarão. Use atalhos específicos do Google Drive ao editar o conteúdo de um documento.

NVDA

Para usar o NVDA com o Google Drive, é necessário mudar algumas configurações desse leitor de tela. Para isso, será necessário interagir com o NVDA por meio dos comandos de teclado. A maioria desses comandos envolve pressionar a tecla "NVDA" e algumas outras combinações de teclas. Por padrão, o NVDA permitirá que você use a tecla "Caps Lock" ou "Insert" como a tecla NVDA.
1.    Pressione NVDA + Ctrl + K para abrir a janela de configurações do teclado e desative as opções “Falar caracteres digitados” e “Falar palavras digitadas”.
2.    Abra um documento.
3.    Ative o suporte para leitor de tela pressionando Alt + Shift + ~. Você deverá ouvir "Suporte para o leitor de tela ativado".
Como o Google Drive não é um site comum, alguns atalhos de navegação do NVDA não funcionarão. Use atalhos específicos do Google Drive ao editar o conteúdo de um documento.

ChromeVox

Para usar o ChromeVox com o Google Drive, não é necessário alterar as configurações, mas pode ser uma boa ideia conferir o Guia do usuário do ChromeVox para conhecer os princípios básicos.
Assim como acontece com outros leitores de tela, você também interage com o ChromeVox por meio de comandos de teclado, incluindo uma "tecla ChromeVox" especial:
·         No Windows, a tecla ChromeVox é Control + Alt.
·         No Mac, a tecla ChromeVox é Cmd + Ctrl.
·         No Chrome OS, a tecla ChromeVox é Search + Shift.
Talvez você queira conferir a lista completa de atalhos do ChromeVox.
Como o Google Drive não é um site comum, alguns atalhos de navegação do ChromeVox não funcionarão. Use atalhos específicos do Google Drive ao editar o conteúdo de um documento.

VoiceOver com o Google Chrome

Se quiser usar o leitor de tela VoiceOver da Apple com o Google Drive, use o Google Chrome como navegador. O Google Chrome apresenta melhor desempenho com o VoiceOver em comparação com o Safari e o Firefox.
Para configurar o VoiceOver, siga estes passos:
1.    Abra um documento.
2.    Depois de ativar a opção "Falar automaticamente a página da Web" no VoiceOver, ele iniciará a leitura da página. Pressione Escape para retornar o foco do leitor de tela para a área editável do documento.
3.    Pressione Ctrl + Option + Shift + Seta para baixo para interagir com o texto editável. Quando o foco do leitor de tela sair do texto editável (no caso, por exemplo, de uma janela de diálogo ser aberta), refaça esta etapa para retornar o foco para o texto do documento.
4.    Ative o suporte para leitor de tela usando o atalho Alt + Shift + ~. Você deverá ouvir "Suporte para o leitor de tela ativado".
Como o Google Drive não é um site comum, alguns atalhos de navegação do VoiceOver não funcionarão. Use atalhos específicos do Google Drive ao editar o conteúdo de um documento.

Camada de ajuda para atalhos de teclado

Caso você esqueça uma combinação de teclas, basta pressionar Ctrl+/ para abrir a camada de ajuda para atalhos de teclado. O leitor de tela fará a leitura dos atalhos para você. Se estiver usando o ChromeVox, você poderá alternar entre os títulos de atalhos pressionando Ctrl+Alt+N+H para passar para o próximo título ou Ctrl+Alt+P+H para retornar ao título anterior. Para explorar atalhos específicos em uma seção, pressioneCtrl+Alt+seta para cima e Ctrl+Alt+seta para baixo. Pressionar Escape dispensará a camada de ajuda.
Estas instruções foram escritas com as instruções de teclado para usuários de PC. Se você estiver trabalhando em um Mac, use a tecla Command (Apple) no lugar da tecla Control.
Você também pode acessar a lista completa de atalhos de teclado para documentos.

Navegar nos menus

Menus do aplicativo

Os menus do aplicativo oferecem a maior variedade de comandos, e vale a pena conhecê-los detalhadamente.
Para ativar o menu do aplicativo, pressione Alt+Shift+F. O menu "Arquivo" será ativado na parte superior do aplicativo. Use a seta para a direita para navegar até outros menus do aplicativo na parte superior, incluindo "Editar", "Visualizar", "Inserir", "Formatar", "Ferramentas", "Tabela" e "Ajuda".
Depois de localizar o menu que você deseja explorar, use as teclas de setas para cima e para baixo a fim de fazer a leitura dos itens do menu. Se estiver sobre um item de menu que apresenta um submenu, você poderá acessar esse submenu usando a tecla de seta para a direita. Pressione Enter para selecionar um item de menu e executar um comando.
Pressionar a tecla Escape quando um menu estiver expandido fechará a barra de menus. Pressionar Escape novamente irá tirar o foco da barra de menus e colocá-lo na barra da parte superior, permitindo que você navegue até os diferentes aplicativos do Google e até o menu "Opções" do Google Docs. Pressionar Escape neste local levará você de volta à área do documento principal.
Você ouvirá o feedback falado de quaisquer ações que tomar e assim saberá qual menu ou item de menu selecionou.

Menu de contexto

Para ativar o menu de contexto em um documento, você pode usar a tecla de menu de contexto do teclado, se tiver uma, ou pressionar Ctrl+Shift+\. Quando o menu de contexto estiver ativo, os itens de menu serão falados à medida que você navegar no menu usando as teclas de seta para cima e para baixo. Os itens disponíveis no menu de contexto variam de acordo com o que você tiver selecionado. Para selecionar um item de menu e executar um comando, pressione Enter.

Editar texto em um documento

Edição de texto

Quando você digitar no documento, ouvirá a leitura dos caracteres à medida que os inserir. Por exemplo, se você pressionar a tecla "A", ouvirá "A".
Quando você excluir caracteres, ouvirá a leitura dos caracteres que tiver excluído. Por exemplo, se você excluir a letra "A" de uma palavra, ouvirá "A". Se você excluir uma seleção, ouvirá "seção excluída".
Para selecionar texto, mantenha a tecla Shift pressionada e use as teclas de seta para a direita e para a esquerda. Você pode pressionar Shift+Ctrl+seta para a esquerda para selecionar até o início da linha.
Quando você selecionar texto, ouvirá a leitura da parte selecionada do texto seguida por "seleção". Por exemplo, quando você selecionar a frase: "O cachorro com pintas marrons correu pelo quintal", ouvirá "O cachorro com pintas marrons correu pelo quintal. Selecionado".

Copiar e colar

Você pode usar os atalhos de teclado Ctrl+C para copiar uma seleção e Ctrl+X para recortar uma seleção. Quando localizar onde deseja colar a seleção, utilize o atalho de teclado Ctrl+V e cole a seleção. Não haverá a leitura dessas ações.

Verificação ortográfica

Você pode usar o atalho de teclado Ctrl+; para navegar até o próximo erro de ortografia no documento. Você ouvirá a palavra errada quando acionar esse atalho. Para corrigir o erro ortográfico, abra o menu de contexto pressionando Ctrl+Shift+\. No menu de contexto, selecione a sugestão com a ortografia correta e pressione Enter.

Formatar texto em um documento

Aplicar estilos de parágrafo e títulos

Acesse o menu do aplicativo pressionando Alt + Shift + F e localize o menu "Formatar" usando a seta para a direita. Selecione "Estilos de parágrafo" no menu e navegue até o estilo que deseja aplicar a seu texto usando as teclas de seta. Quando um estilo for selecionado, você ouvirá o nome do estilo seguido por "selecionado" ou "desmarcado" para indicar a alteração da configuração de estilo. Pressione Enter para aplicar o estilo. Você ouvirá o nome do estilo.

Como aplicar estilos de texto

·         Fontes
Acesse o menu do aplicativo pressionando Alt + Shift + F e use a tecla "Tab" para percorrer a barra de ferramentas. Use as teclas de seta para a esquerda e para a direita para acessar as diferentes ferramentas na barra. Quando alcançar o menu de fontes, pressione a seta para baixo para abrir o menu suspenso. Pressione Enterpara aplicar a fonte ao texto selecionado ou para começar a digitar usando essa fonte. Você ouvirá a palavra "fonte" seguida pelo nome da fonte.
·         Tamanho da fonte
Acesse o menu do aplicativo pressionando Alt + Shift + F e use a tecla "Tab" para percorrer a barra de ferramentas. Use as teclas de seta para a esquerda e para a direita para acessar as diferentes ferramentas na barra. Quando você chegar ao menu de tamanho de fonte, pressione a seta para baixo para abrir o menu suspenso. Pressione Enter para aplicar a fonte ao texto selecionado ou para começar a digitar usando essa fonte. Você ouvirá o tamanho da fonte seguido pela palavra "pontos".
·         Negrito
Pressione Ctrl+B para aplicar a formatação de negrito. Você ouvirá a palavra "negrito" junto com "desmarcado" ou "selecionado".
·         Itálico
Use Ctrl+I para aplicar a formatação de itálico. Você ouvirá a palavra "itálico" junto com "desmarcado" ou "selecionado".
·         Sublinhado
Use Ctrl+U para aplicar a formatação de sublinhado. Você ouvirá a palavra "sublinhado" junto com "desmarcado" ou "selecionado".

Insira tabelas, listas, imagens e desenhos em seu documento

Inserir, editar e excluir uma tabela

Para inserir uma tabela em seu documento, acesse o menu do aplicativo pressionandoAlt + Shift + F e use a seta para a direita até chegar ao menu "Tabela". Pressione a seta para baixo até chegar ao item de menu "Inserir tabela" e use a seta para a direita para abrir o submenu. Pressione as teclas de seta para definir as dimensões da tabela que você deseja inserir. Você ouvirá "número de linhas por número de colunas". Se pressionarEnter, você ouvirá "número de linhas por número de colunas" seguido por "tabela inserida".
Para inserir uma linha ou coluna em uma tabela, use os mesmos atalhos de teclado para navegar até o menu "Tabela". Em seguida, selecione entre as seguintes opções:
·         Inserir linha acima
·         Inserir linha abaixo
·         Inserir coluna à esquerda
·         Inserir coluna à direita
Quando pressionar Enter para selecionar uma opção, você ouvirá "coluna inserida" ou "linha inserida". Para excluir uma coluna ou linha, siga as mesmas instruções. As opções do menu farão a leitura "excluir", em vez de "inserir". Ao selecionar uma opção no menu "Tabela", você ouvirá "coluna excluída" ou "linha excluída".
Para excluir uma tabela, localize uma célula na tabela. Em seguida, pressioneCtrl+Shift+\ para ativar o menu de contexto e selecione "Excluir tabela" no menu. Como alternativa, você pode selecionar "Excluir tabela" no menu do aplicativo "Tabela". Você ouvirá "tabela excluída" ao concluir essa ação.

Inserir listas numeradas e com marcadores

O atalho de teclado Ctrl+Shift+7 cria uma nova lista numerada e Ctrl+Shift+8 cria uma nova lista com marcadores. Ao criar uma lista ou inserir um item de lista, você ouvirá o tipo de símbolo e o número que acabou de inserir. Quando excluir um item da lista, você ouvirá "marcador removido". Quando excluir uma lista completa, você ouvirá "seção excluída com X itens".

Inserir imagens ou desenhos

Atualmente, não é possível inserir imagens ou desenhos em um documento usando um leitor de tela.

Configuração de página, formatação de parágrafos e cabeçalhos e rodapés

Definir a orientação da página, tamanho do papel e margens

Pressione Alt+Shift+F para ativar o menu "Arquivo" e use a tecla de seta para baixo até alcançar a opção "Configuração da página". Pressione Enter e navegue pelas diferentes opções de elemento de formatação usando a tecla Tab. Quando você terminar de ajustar as configurações da página, localize o botão "OK" e pressione Enter.

Definir o alinhamento do texto

Os seguintes atalhos de teclado ajudarão você a definir o alinhamento do texto no documento:
·         Ctrl+Shift+L para definir o alinhamento à esquerda. Você ouvirá "alinhado à esquerda".
·         Ctrl+Shift+E para definir o alinhamento centralizado. Você ouvirá "alinhado ao centro".
·         Ctrl+Shift+R para definir o alinhamento à direita. Você ouvirá "alinhado à direita".
·         Ctrl+Shift+J para o alinhamento justificado. Você ouvirá "justificado".

Recuos e espaçamento entre parágrafos

Quando estiver editando texto no documento, você poderá usar a tecla Tab para usar recuo no texto. Para reverter um recuo, pressione Shift+Tab. Segue uma lista com o que você ouvirá ao usar o recuo em um parágrafo, lista ou item de lista:
·         Para o recuo de um parágrafo, você ouvirá "parágrafo com recuo" ou "parágrafo sem recuo".
·         Para o recuo da primeira linha, você ouvirá "primeira linha com recuo" ou "primeira linha sem recuo".
·         Para o recuo de apenas um item de lista, você ouvirá "item da lista com recuo no nível X".
·         Quando houver o recuo de vários itens da lista, você ouvirá "itens da lista com recuo" ou "itens da lista sem recuo".
·         Quando houver o recuo de uma lista completa, você ouvirá "lista com recuo" ou "lista sem recuo".

Inserir e editar cabeçalhos e rodapés

Use os seguintes atalhos de teclado para trabalhar com cabeçalhos e rodapés:
·         Pressione Alt+Ctrl+O+H para abrir a seção de cabeçalho. Você ouvirá "cabeçalho" seguido pelo conteúdo do cabeçalho. Pressionar Esc levará você de volta ao documento principal; você ouvirá "acessando documento".
·         Pressione Alt+Ctrl+O+F para abrir a seção de rodapé. Você ouvirá "rodapé" seguido pelo conteúdo do rodapé. Pressionar Esc levará você de volta ao documento principal; você ouvirá "acessando documento".

Inserir e editar uma nota de rodapé

Posicione o cursor onde você deseja inserir uma nota de rodapé em seu documento. Ative o menu do aplicativo com o atalho de teclado Alt+Shift+F. Use a tecla de seta para a direita para navegar até o menu "Inserir" e, em seguida, use a tecla de seta para baixo para localizar o item de menu "Nota de rodapé". Pressione Enter para inserir uma nota de rodapé onde o cursor estiver posicionado no documento. Você ouvirá "nota de rodapé inserida", e seu cursor será posicionado na área da nota de rodapé. Pressionar Esc na área de edição da nota de rodapé levará você de volta à área do documento principal; você ouvirá "acessando documento".
Para navegar até a área da nota de rodapé e editar uma nota, primeiro localize a nota de rodapé no documento. Quando o cursor estiver ao lado da nota de rodapé, pressioneAlt+Ctrl+E+F para acessar a área de edição da nota. Você ouvirá "nota de rodapé" seguido pelo número da nota e seu conteúdo. Pressione Esc para retornar à área do documento principal. Você ouvirá "acessando documento".

Compartilhar um documento com outras pessoas

Para compartilhar um documento, ative o menu do aplicativo usando o atalho de tecladoAlt+Shift+F. Selecione o item de menu "Compartilhar" e pressione Enter. A caixa de diálogo de compartilhamento será aberta, e você poderá usar a tecla "Tab" para percorrer os elementos e saber quem são os colaboradores, alterar suas permissões e adicionar mais colaboradores. Quando terminar, pressione o botão "Compartilhar e salvar".

Bater papo com colaboradores em tempo real


Se estiver trabalhando com outros colaboradores em seu documento, você poderá pressionar Shift+Esc para entrar no painel de bate-papo e conversar com eles em tempo real.

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