domingo, 20 de outubro de 2013

Criar um LIVRO DIGITAL



Criando o Conteúdo do seu e-Book

Esta é a parte em que menos posso ajudar, no entanto posso dar – lhe algumas dicas: Comece por transportar os assuntos que estão totalmente ligados consigo, seja assuntos profissionais ou pessoais, como um hobby, . Este é o ponto primordial para a criação do seu e-book: você precisa se divertir no processo.
Por exemplo,sou escritor, editei dois livros e criei um ebook do ultimo livro, na area espiritual, ou seja filosofia espirita.No entanto posso e estou a trabalhar noutros da area informatica. pois são assuntos que são de meu interesse. Pode acreditar, além de poder passar um pouco do seu conhecimento para os demais, você também vai aprender muito no processo.Portanto aproveite as suas ideias e coloque-as num papel.

Formatação o seu e-Book

Um e-book não é muito diferente de um livro tradicional em termos de formato, embora num e-book você possa adicionar recursos que são impossíveis em livros de papel. Basicamente possui: Capa, Índice, Introdução, Corpo principal, conclusão e informações sobre o autor ou divulgação de outros produtos.

As Ferramentas Necessárias

Você vai precisar de algumas ferramentas para concluir o seu primeiro livro digital, que são basicamente: Um editor de textos que permita, de preferência, texto e gráficos como o Microsoft WORD ou BR OFFICE. Um programa para CRIAR A CAPA do seu e-book e um programa para CONVERTER o seu arquivo do formato original para PDF. Embora você possa distribuir o seu livro digital em qualquer formato, recomendo o FORMATO PDF por questões de portabilidade para diferentes plataformas e segurança para resguardar sua propriedade intelectual.
  
Vamos Começar ?

Se você ainda tem dúvidas se pode mesmo criar seu próprio livro digital,  recomendo você fazer uma pequena experiência antes de tudo. Minha proposta é que você crie um MINI E-BOOK, com uma capa, uma página de introdução, duas ou três páginas de texto e uma página de conclusão. O assunto pouco importa, pois aqui, o objetivo é mostrar a você COMO FAZER.

   - Título
     Meu livro digital
   - Autor
     Você
   - Página de Introdução
     Escreva algo sobre sua proposta para este livro
   - Corpo principal
     Escreva sobre sua experiência em escrever o seu primeiro livro digital
   - Conclusão
     Escreva como foi sua experiência em ter escrito seu primeiro livro digital
   - Sobre o Autor
     Fale algo sobre você e coloque seus dados como e-mail para contato

Criação da CAPA para seu e-Book

O software que vou recomendar é o mesmo que utilizo para a criação da capa dos meus e-books. Este software pode ser utilizado para a criação de capas de CD´s, DVD´s e também de e-books. O Software é KRONEN-DESIGN e o endereço para download é:

http://www.kronen-media.de/download/kronendesign.exe (Aprox: 21MB)
Existem também serviços online para a criação de capas, onde  pode criar o arquivo .jpg da capa do e-book em qualquer editor gráfico e este serviço transforma em uma capa de ebook. Veja um exemplo abaixo:


Criação de capas de e-books em formato box, uma excelente opção OnLine é o site 3d-pack. Ele gera imagens realistas em formatos caixa, dvd´s e cd´s. Tal como anteriormente anterior, as imagens tem que estar prontas para enviar para o site. A geração de capas em formato box, são necessárias 3 imagens: Cover (Frente), Side (Lado) e Top (Parte de Cima). Ele permite gerar imagens em .PNG, .JPG e .GIF. Um ponto negativo é que ele não permite definir as dimensões das imagens. Neste caso, se você quer uma imagem menor, precisará redimensionar a imagem em um software apropriado. Neste caso pode usar pixler editor, gratuito ele gera uma imagem com os pixels, necessários. Quando tem a imagem e esta é grande também pode utilizar o Paint do Windows para recortar a imagem e retirar o excesso.

Endereço: http://3d-pack.com

Templates (Modelos) para Capas de e-Books

Se você tem dificuldades para utilizar editores gráficos para fazer a capa do seu e-book, utilize os serviços OnLine.


 O Editor

Você vai escrever o seu e-book em um editor de textos. Escolha um que permita trabalhar com gráficos também, assim o seu e-book vai ficar mais interessante.

Software para Formatar e-Book em PDF

Converter em PDF, pode utilizar o software free DOPDF que funciona como uma impressora do Windows, ou seja, quando instalar o software ele vai aparecer na lista de impressoras do sistema operacional. Para fazer a conversão basta você carregar o seu arquivo com o editor e mandar imprimir, na lista de impressoras selecione o DOPDF e ele vai pedir para informar o nome do arquivo a ser gerado.

Download : http://www.jm-digital.com.br/download/dopdf.exe (Aprox: 1.34MB)

Acrobat READER

Para o DOPDF poder funcionar corretamente e também para visualizar o seu e-book no formato PDF você precisa ter instalado em seu computador , o Acrobar Reader.

Download : http://www.adobe.com/products/acrobat/readstep2.html (Aprox: 22.3MB)

Software para Formatar e-Book em HTML 

Você também pode criar o seu ebook a partir do formato HTML igual as páginas na Internet. O FREEWARE Nata Ebook Compiler é muito simples e pode compilar até 50 arquivos (Incluindo Gráficos) na versão FREE.

Download : http://www.jm-digital.com.br/download/natcfree.exe (Aprox: 1.26MB)


Modelos Prontos para e-Books em PDF
 
Você pode ter acesso a mais de 180 modelos prontos para formatar o visual dos seus ebooks em PDF e criar um ebook com visual realmente incrível. Se você pretende entrar na arena da venda de ebooks na Internet, veja agora mesmo este pacote especial com modelos profissionais especialmente criados para quem pretende desenvolver um trabalho sério com ebooks.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Observe a natureza. Tudo nela é recomeço. No lugar da poda surgem os brotos novos. Com a água, a planta viceja novamente (renasce). Nada pára. A própria terra se veste diferentemente todas as manhãs. Isso acontece também conosco. A ferida cicatriza. A dores desaparecem. A doença é vencida pela saúde. A calma vem após o nervosismo. O descanso restitui as forças. Recomece. Anime-se. Se preciso, faça tudo novamente. Assim, é a VIDA!
Muita paz e harmonia em seu coração

Número total de visualizações de páginas